440 Hz ou 432 Hz?

Entendendo as Diferenças e Escolhas

Frequentemente recebemos perguntas sobre este tema, então decidimos compilar nossas opiniões e compartilhá-las com você. Sabemos que é um tópico polêmico, então pedimos que leia com carinho.


O que é Hertz (Hz)?

Para começar, Hertz (Hz) é uma unidade de medida em homenagem ao físico alemão Heinrich Rudolf Hertz (1857–1894), que descobriu como as ondas eletromagnéticas são produzidas. Hertz representa o número de ciclos por segundo de uma onda.

  • Nas frequências gravesmenos ciclos por segundo.
  • Nas frequências agudasmais ciclos por segundo.


Como Surgiu o A4 em 440 Hz?

Resumidamente, ao longo da evolução da música no Ocidente, tornou-se necessário encontrar uma maneira de afinar dois ou mais instrumentos para tocá-los juntos. Assim, foi estabelecido um padrão para afinar a nota A4.

Historicamente:

  • Já foram usados outros referenciais, como o C4;
  • Algumas orquestras afinavam o A4 em frequências entre 420 e 446 Hz.


No século passado, a International Organization for Standardization (ISO) oficializou o 440 Hz como o padrão para afinar o A4. Há muitas teorias sobre o motivo de terem escolhido 440 Hz, ao invés de 432 Hz. Em nossa opinião, a explicação é simples:

  • O 440 Hz era o mais popular na época;
  • Ele trazia benefícios ao timbre de vários instrumentos, especialmente os de sopro.


O Crescimento do Interesse pelo 432 Hz

Nas últimas décadas, houve um aumento significativo no interesse por afinar o A4 em 432 Hz, especialmente entre músicos voltados para terapias sonoras. Os argumentos mais comuns defendendo essa frequência incluem:

  • Promover relaxamento ou cura;
  • Alinhar os chakras;
  • Estar mais alinhada às vibrações do universo;
  • Estar relacionada aos estudos de Pitágoras, que encontra a resultante 9 em diversas geometrias da natureza (ex.: 4+3+2=9).


Há experimentos, como os realizados com as Chladni Plates (vale a pena pesquisar), que argumentam que os padrões formados pela frequência de 432 Hz são mais “harmônicos” do que os de 440 Hz. Contudo, o que observamos na prática são simplesmente padrões diferentes, sem evidências de que um deles seja superior.


Nossa Opinião

Não queremos mudar crenças ou opiniões. Apenas expressar nossa perspectiva.
Até hoje, não encontramos comprovações científicas de que um seja mais bonito, relaxante ou harmonioso do que o outro. Como dissemos antes, a frequência de referência é exatamente isso: uma referência.

A verdade é que ainda sabemos muito pouco sobre o som, o cérebro e as vibrações do universo.


Temperamento: Um Tema Ainda Mais Relevante

Um tema que consideramos muito mais relevante, mas que raramente é discutido, é o Temperamento. Basicamente:

  • Das 12 notas musicais no padrão ocidental, 5 delas estão levemente desafinadas.
  • Isso é feito para que os instrumentos cromáticos possam ser tocados em todos os tons, sem necessidade de reafiná-los ao mudar a tonalidade.


Imagine uma régua na qual alguns centímetros são menores ou maiores do que os outros. Não faria sentido, não é? Mas na música isso acontece, e é algo extremamente importante. Recomendamos pesquisar sobre os diferentes tipos de temperamento para entender mais – o tema é fascinante.


Como Trabalhamos na Mudra

Na Mudra, utilizamos majoritariamente o 440 Hz, por ser o padrão e, consequentemente, facilitar que nossos instrumentos sejam tocados junto com outros.

No entanto, estamos sempre dispostos a atender aqueles que preferem 432 Hz, sem julgamentos. Inclusive, já afinamos instrumentos em outras frequências de referência e diferentes temperamentos. Nosso objetivo é garantir que o handpan do cliente reflita suas preferências e atenda às suas necessidades com carinho.